Tempo estimado de leitura: 12 minutos
O lançamentos da Apple são sempre um dos eventos mais aguardados do ano e o de 2023 não poderia ser diferente. O lançamento do iPhone 15 no dia 12/09/2023 é mais um marco da empresa da maçã e este artigo explora as expectativas em torno dele, as características do aparelho, as diferentes versões disponíveis, os preços nos EUA e no Brasil, a atualização para o iOS 17 e o impacto no preço dos modelos anteriores. Vale a pena acompanhar!
As expectativas em torno do lançamento do iPhone 15 eram altas. A Apple é conhecida por sempre tentar inovar e surpreender em cada lançamento apesar de muitos ainda dizerem que a alma da empresa sempre foi e será o Steve Jobs. As expectativas incluíam melhorias significativas na câmera, processador mais rápido, maior duração da bateria e um design mais elegante.
As expectativas se concretizaram sim com o lançamento do iPhone 15. A Apple apresentou quatro novos modelos: iPhone 15, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max. Cada modelo veio com melhorias significativas em relação aos seus antecessores.
O iPhone 15 veio com várias melhorias significativas. Os modelos Pro e Pro Max apresentam um acabamento em titânio para ficarem mais leves. Além disso, todos os novos modelos passaram a contar com a entrada USB-C (em vez da Lightning que foi aposentado) por conta de uma determinação feita em 2022 pela União Europeia. Outra característica notável é o novo processador A17 mas apenas nos modelos Pro. Os outros modelos ficaram com o processador A16.
O iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max são os únicos modelos que possuem o exclusivo processador A17 Pro. Este chip, construído com uma litografia de 3 nm, promete entregar alto desempenho para uma variedade de tarefas, com destaque para jogos, graças à sua capacidade de renderização de Ray Tracing via hardware.
O A17 Pro é composto por seis núcleos, sendo dois voltados para alta performance e quatro focados em eficiência. Segundo a Apple, este componente é 10% mais rápido e oferece um desempenho três vezes maior por watt em comparação com seus concorrentes.
Para acelerar tarefas que envolvem inteligência artificial (IA), o Neural Engine do A17 Pro conta com 16 núcleos, proporcionando até o dobro de desempenho em relação ao seu antecessor. Este aprimoramento alimenta recursos importantes do iOS 17, como o corretor automático e o Personal Voice, uma ferramenta que recria digitalmente a voz do usuário.
A GPU Pro-Class é o destaque do A17 Pro. Este componente de seis núcleos oferece um desempenho de alto nível para smartphones, sendo capaz até mesmo de lidar com Ray Tracing usando aceleração de hardware. Isso garante um desempenho quatro vezes superior à renderização por software, segundo a Apple.
A Apple tem grandes ambições para as capacidades gráficas do A17 Pro: os modelos iPhone 15 Pro e 15 Pro Max serão capazes de rodar jogos como Resident Evil Village, Resident Evil 4, Death Stranding e futuramente Assassin’s Creed Mirage com qualidade de consoles de forma nativa, sem a necessidade de streaming.
Além disso, o A17 Pro também conta com o decoder AV1, uma solução que garante experiências de vídeo com mais qualidade e ainda mais eficientes em streaming. E para lidar com a nova entrada USB-C, há um novo controlador embutido que garante velocidades do USB 3. Isso proporciona uma altíssima capacidade de transferência de dados e saída de vídeo em até 4K e 60 quadros por segundo com HDR.
A linha iPhone 15 é composta por quatro modelos: uma versão standard (iPhone 15), Plus (iPhone 15 Plus), Pro (iPhone 15 Pro) e Pro Max (iPhone 15 Pro Max). As diferenças entre os modelos estão principalmente no design, no processador e nas câmeras.
Confira:
Tela: Todos os modelos possuem tela Super Retina XDR OLED. O iPhone 15 e o iPhone 15 Pro têm 6,1 polegadas e resolução de 2556 x 1179 pixels a 460 ppp, enquanto o iPhone 15 Plus e o iPhone 15 Pro Max têm 6,7 polegadas e resolução de 2796 x 1290 pixels a 460 ppp.
Construção: Os modelos iPhone 15 e iPhone 15 Plus são construídos em alumínio, enquanto os modelos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max são feitos de titânio, o que permite que as cores dos modelos Pro sejam texturizadas, além de trazer mais leveza e resistência.
Processador: O iPhone 15 e o iPhone 15 Plus usam o chipset A16 Bionic, o mesmo usado no iPhone 14 Pro. Já o iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max utilizam o A17 Pro, conforme você pôde ler logo acima.
USB-C: A linha iPhone 15 estreia com conector USB-C substituindo o Lightning. Os modelos iPhone 15 e iPhone 15 Plus contam com suporte ao padrão USB 2.0 com até 480 Mbps de velocidade e até 20 Watts (W) de carregamento por fio. Já os modelos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max oferecem o mais poderoso padrão USB 3.0 com até 10 Gbps.
Botão de Ação: Outro grande destaque do iPhone 15 Pro está na presença do inédito botão de Ação para atalhos customizados que, por padrão, vem configurado para silenciar o dispositivo. No entanto, sua funcionalidade pode ser alterada para uma variedade de outras tarefas como, por exemplo, ser programado para abrir a câmera rapidamente, permitindo que você capture momentos espontâneos sem ter que desbloquear a tela e abrir o aplicativo da câmera.
Nos Estados Unidos, de acordo com o site da Apple, os preços dos novos aparelhos são os seguintes:
Vale lembrar que, nos EUA os preços são acrescidos de taxa no momento da compra e essa taxa varia de estado para estado, mas apenas para efeito de cálculo, quem quiser passear na Disney e aproveitar para comprar seu iphone novinho, considere o acréscimo de taxa de 6,5% referente ao estado da Flórida.
No Brasil, de acordo com o site da Apple, os preços são:
Caso você já esteja se preparando para comprar, ainda não foi liberado a venda. No Brasil, possivelmente isso deve ocorrer já no próximo mês. A dica é visitar o site da Apple (apple.com.br) de vez em quando e ir testando.
O iOS 17, o novo sistema operacional do iPhone, foi anunciado com várias novidades interessantes. Aqui estão algumas das principais:
O iOS 17 estará disponível a partir de 18 de setembro de 2023. Para poder instalar o iOS 17 é necessário ter pelo menos um iPhone XS ou XR. E, como todo ano, alguns modelos anteriores do iPhone ficam de fora dessa atualização e, nesse caso, estamos falando dos modelos iPhone X, iPhone 8 e iPhone 8 Plus. Mas apenas para deixar claro que esses modelos não param de funcionar, simplesmente eles não recebem a nova versão iOS 17 e assim não receberão mais atualizações como por exemplo, de segurança ou atualizações de aplicativos nativos do smartphone.
Com o lançamento do iPhone 15, a Apple reduziu o preço dos modelos anteriores. A queda de até quase 25% contempla o iPhone 13 e o iPhone 14. A chegada dos novos celulares também levou a Apple a deixar de vender três modelos: iPhone 14 Pro, iPhone 14 Pro Max e iPhone 13 mini.
Não podíamos deixar de citar também os novos Apple Watch que sempre acompanham o lançamento do novo iphone. Confira abaixo os modelos e principais informações.
Apple Watch Series 9: Este é o modelo mais recente da popular linha de relógios da Apple. Ele vem com uma tela Super Retina XDR OLED de até 2000 nits de brilho, é resistente à água, ideal para natação e possui classificação IP6X para resistência à poeira. Além disso, ele inclui um aplicativo de Oxigênio no Sangue e um aplicativo ECG.
Apple Watch Ultra 2: Este é um novo modelo, projetado para atletas e usuários que buscam um relógio mais robusto. O Ultra 2 tem uma caixa de titânio, uma tela um pouco maior de até 3000 nits de brilho, um novo botão de ação na lateral e uma bateria que pode durar até 72 horas no modo de economia de energia. Além disso, o Apple Watch Ultra 2 deve ter componentes produzidos por impressoras 3D, o que deve melhorar o design interno para acomodar componentes maiores.
Esses novos modelos de relógios da Apple prometem oferecer uma série de melhorias e recursos inovadores para os usuários.
A Apple sempre busca impressionar e inovar nos lançamentos de seus iphones e com o iPhone 15 não foi diferente (mesmo sem o gênio Steve Jobs). Os preços das versões, principalmente no Brasil, são sempre um "show" a parte e até nos EUA já chegam a ultrapassar os US$1000. Quanto ao novo iOS 17, as novas funções parecem bem interessantes e esperamos que ele tenha mais fluidez e menos bugs do que as versões anteriores apresentaram no início. Já para aqueles que adoram um smartwach, as novas versões prometem manter a Apple em alto patamar de tecnologia.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!