Se você achava que a Sony estava satisfeita apenas com o sucesso do PlayStation 5, é melhor preparar o coração (e o bolso). Recentemente, uma série de documentos internos e manuais técnicos vazados — muitos deles atribuídos a comunicações da AMD e relatórios de insiders como Moore’s Law Is Dead — trouxeram à tona o que pode ser a maior mudança de estratégia da gigante japonesa desde o lançamento do PS4. O foco? O futuro PlayStation 6 e, para a surpresa de muitos, um novo console portátil nativo.
Como redator aqui do UzTech, acompanho o mercado de hardware há anos e posso dizer: o que está desenhado nesses vazamentos não é apenas um “PS5 com mais brilho”. Estamos falando de uma ecossistema integrado que tenta aprender com os erros do passado e com o sucesso estrondoso de dispositivos como o Steam Deck e o Nintendo Switch. Vamos mergulhar nos detalhes técnicos e entender o que o “PS6 Canis” e seu irmão maior reservam para nós.
O segredo dos 8 threads: A ponte entre o bolso e a mesa
Um dos pontos mais curiosos do vazamento é a orientação da Sony para que os desenvolvedores foquem em otimizar seus jogos para rodar em 8 threads de CPU. Para quem não é fissurado em especificações técnicas, isso pode parecer um detalhe bobo, mas é o “pulo do gato” da Sony para a próxima geração.
A ideia é garantir que um jogo AAA desenvolvido para o PlayStation 6 de mesa possa ser “escalonado” para a versão portátil sem que o estúdio precise refazer o jogo do zero. O suposto processador do portátil, baseado na arquitetura AMD Zen 6c, contaria justamente com 4 núcleos e 8 threads dedicados a jogos, além de núcleos extras de baixo consumo para tarefas de sistema. Ao limitar o alvo de desenvolvimento, a Sony garante que o desempenho seja aceitável em ambas as plataformas, criando um catálogo verdadeiramente unificado.
PS6 Canis: O sucessor espiritual do PS Vita?
Esqueça o PlayStation Portal, que serve apenas para streaming. O projeto conhecido internamente como Canis seria um hardware de respeito, capaz de rodar jogos localmente. Segundo os dados vazados, ele utilizaria tecnologia de 3 nm (nanômetros), o que significa mais eficiência energética e menos calor — essencial para algo que você segura nas mãos.
Embora sua potência bruta seja estimada em cerca de metade da do PS5 atual (0,5x PS5), ele promete superar o ROG Ally X e o Steam Deck em termos de performance por watt. A Sony parece estar testando esse terreno há algum tempo; os novos modos de economia de energia que vimos recentemente no PS5 seriam, na verdade, um laboratório para entender como os jogos se comportam em perfis de baixo consumo (15W TBP).
Especificações técnicas comparadas
Para facilitar a visualização do salto geracional, montei esta tabela com base nos dados extraídos dos vazamentos:
| Recurso | PlayStation 6 (Mesa) | PS6 Canis (Portátil) |
|---|---|---|
| Arquitetura CPU | AMD Zen 6 (8 núcleos) | AMD Zen 6c (4 núcleos / 8 threads) |
| Arquitetura GPU | RDNA 5 (40-48 CUs) | RDNA 5 (12-20 CUs) |
| Memória | GDDR7 (Barramento 192-bit) | LPDDR5X-7500+ |
| Consumo (TBP) | ~160W | ~15W |
| Performance Alvo | 3x o desempenho do PS5 | Superior ao ROG Ally X |
Estratégia de custo: A Sony aprendeu a lição
Um ponto que me chamou a atenção nos relatórios é a “agressividade” da Sony em manter os custos de produção sob controle. Lembra do lançamento do PS3, que era caríssimo e quase custou a liderança da empresa? Pois é, a estratégia para o PS6 parece seguir os passos do PS4: hardware equilibrado, preço competitivo e foco total no ecossistema.
O objetivo não é apenas criar a máquina mais potente do mundo (embora 3x a performance do PS5 não seja pouca coisa), mas sim garantir que o jogador possa transitar entre a TV da sala e o metrô sem atrito. A retrocompatibilidade com PS4 e PS5 já é dada como certa, o que ajuda a manter a base de usuários fiel desde o primeiro dia.

Quando o PlayStation 6 chega às lojas?
Se você acabou de comprar um PS5 Pro, pode respirar aliviado. De acordo com os cronogramas de fabricação da AMD e documentos revelados durante o imbróglio judicial entre Microsoft e Activision, o lançamento do PS6 não deve ocorrer antes do final de 2027 ou início de 2028.
A produção em massa está planejada para meados de 2027. Isso dá à Sony tempo suficiente para amadurecer a tecnologia de 3 nm e garantir que o catálogo de lançamento seja robusto. A grande dúvida que fica no ar é se o portátil Canis chegará simultaneamente ao console de mesa ou se será um lançamento posterior para manter o fôlego das vendas no meio da geração.
Concluindo…
O vazamento do manual e das especificações do PS6 sugere que a Sony está finalmente abraçando a versatilidade. Em um mundo onde o PC portátil e o Switch dominam o tempo de jogo de muitos usuários, ter um PlayStation “de bolso” que rode nativamente seus jogos de mesa é um movimento lógico e muito aguardado. Se a empresa conseguir equilibrar a potência de uma arquitetura Zen 6 com um preço que não assuste o consumidor, a próxima geração tem tudo para ser histórica.
E você, o que achou dessa estratégia? Prefere um PS6 focado apenas em potência bruta ou está empolgado com a ideia de um console portátil de verdade da Sony? Deixe sua opinião nos comentários!
FAQ
O PS6 portátil vai rodar os mesmos jogos do PS6 de mesa?
Sim, a ideia central do vazamento é que os jogos sejam otimizados para rodar em ambos os dispositivos, utilizando a mesma biblioteca, porém com ajustes de resolução e detalhes gráficos no portátil para economizar bateria.
O PlayStation 6 terá retrocompatibilidade?
Sim, os documentos indicam que a Sony prioriza a compatibilidade total com os catálogos do PS4 e PS5, garantindo que sua biblioteca atual não seja perdida na transição de geração.
O PS6 Canis é igual ao PlayStation Portal?
Não. Enquanto o Portal é apenas um acessório de streaming que depende de um PS5 ligado, o Canis (portátil do PS6) seria um console independente com processador e placa de vídeo próprios para rodar jogos localmente.
Qual será a potência do PS6 em comparação ao PS5?
Estima-se que o PS6 de mesa tenha cerca de 3 vezes o desempenho de rasterização do PS5 original, com um ganho ainda maior em tecnologias de Ray Tracing.
Quando o PS6 será lançado oficialmente?
Embora não haja confirmação oficial, os vazamentos apontam para uma janela de lançamento entre o final de 2027 e o primeiro trimestre de 2028.


