Hilos: los nuevos medios sociales arrojan cifras impresionantes

Comparte:

Tiempo medio de lectura: 7 minutos
Threads

Concorrente direta do Twitter, Threads já bateu a marca de 97 milhões de usuários

Assim como fez com o Facebook e posteriormente a Meta, Mark Zuckerberg encabeça uma nova mídia social que promete bater muitos recordes. O fundador do Facebook tem sido um dos principais impulsionadores das mudanças no cenário digital, e agora ele apresenta sua mais recente criação: Threads. Esta nova plataforma de mídia social, desenvolvida com base na plataforma do Instagram, chega como um concorrente direto ao Twitter. Mark Zuckerberg descreve Threads como uma maneira de combinar as melhores partes do Instagram e criar uma nova experiência voltada para texto, ideias e discussões abertas.

Números impressionantes

Lançado no último dia 5, o Threads já “chegou chegando” e já se aproxima de 100 milhões de usuários. Tais números impressionaram até o próprio Zuckerberg:

Threads
Mensagem de Mark Zuckerberg no Threads. Imagem: Threads.

Para referência, veja abaixo as comparações:

  1. O ChatGPT alcançou 100 milhões de usuários em dois meses.
  2. O TikTok alcançou 100 milhões de usuários em nove meses.
  3. O Instagram alcançou 100 milhões de usuários em dois anos e meio.
  4. O Twitter alcançou 100 milhões de usuários ativos em quatro anos.

O fato dos usuários do Instagram (cerca de 1,6 bilhões de usuários) utilizarem o mesmo login e senha para acessarem o Threads facilita e muito a adesão à nova mídia social sem contar todo o turbilhão de problemas que o Twitter e seus usuários vêem passando nos últimos tempos desde a sua aquisição por Elon Musk. E para facilitar ainda mais, ao entrar no Threads você pode escolher seguir todas as pessoas que já segue no Instagram.

Outra manobra bem-sucedida foi permitir a adesão antecipada de cerca de 3500 criadores de conteúdo, 36 horas antes do lançamento oficial, garantindo assim muito tráfego para o Threads.

Mas afinal, como funciona o Threads?

Simplificando e resumindo, o Threads funciona como o Instagram e Facebook, por exemplo. Você pode enviar mensagens, fotos, vídeos, por curtir, comentar e repostar. Além disso, o envio de mensagens de texto se assemelha ao Twitter pois limita o número de caracteres mas, ao contrário do passarinho, Threads permite o envio de até 500 caracteres.

Como instalar o Threads?

Basta acessar a loja de aplicativos do seu smartphone, procurar por “Threads” e instalar. O login deve ser feito com a conta do Instagram (sim, você precisa ser usuário do Instagram). Todos os contatos podem ser sincronizados, mas ao criar uma postagem, é possível escolher se a resposta pode ser pública ou privadas aos seguidores do perfil.

É possível também acessar o site threads.net e ler o qr code da página.

Como foi a reação do Twitter?

A resposta, claro, não foi nada amigável: uma carta ameaçando processar a Meta, insinuando inclusive que a Meta contratou ex-funcionários do Twitter para obter informações privilegiadas. A carta foi enviada diretamente para Zuckerberg pelo advogado de Elon Musk, Alex Spiro.

Threads
Tweet citando a notícia da ameaça de processo. Imagem: Twitter.

Por dentro do Threads

Ao abrir o Threads, é possível ver as postagens mais recentes no feed inicial, também é possível buscar por novas pessoas para seguir, conferir as atividades de solicitações e respostas às postagens. No ícone do perfil, é possível ver todas as postagens (threads) e respostas que o usuário fizer às postagens de outras contas. No Instagram, é possível exibir o número de sua inscrição no Threads.

Curiosamente, até agora, o Twitter não possui uma conta no Threads. A conta oficial no Instagram foi atualizada pela última vez apenas em 2022.

Threads
Divulgação do Thread na Apple Store. Imagem: Apple Store.

E quanto à privacidade dos dados dos usuários?

E como toda nova mídia digital, a preocupação com a privacidade dos dados é um ponto a ser levado em consideração e muitas pessoas ficaram preocupadas com isso.

Threads
Práticas de privacidade do Threads. Imagem: Apple Store.

Aaron Mendes, CEO e cofundador da PrivacyHawk, comentou sobre as preocupações com a privacidade:

“O Threads App está apenas divulgando todos os mesmos dados que eles podem coletar em seus aplicativos principais, Instagram e Facebook. Isso não significa que eles coletam em todas as pessoas. Depende de como você usa o aplicativo e a que você dá acesso a eles. Mas é um lembrete da profundidade dos dados que a Meta coleta de seus usuários e de que você é o produto quando usa qualquer um de seus serviços.”

En conclusión...

Quer queira ou não, o mundo possui mais uma mídia social. Threads está aí para “brigar” com o Twitter e, pelos números, ainda teremos muito assunto sobre a nova mídia de Mark Zuckerberg. Resta saber se, ao longo dos anos, o Threads manterá o mesmo fôlego ou, mesmo trabalhando junto com o Instagram, acabará como tantas outras mídias sociais que muitos de nós nem se lembram que existiram.

E você, já aderiu ao Threads? Quais são suas primeiras impressões? Comente abaixo!

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Ver otros artículos:

15 dicas simples

15 dicas simples para acelerar seu PC

Ter um computador lento é uma experiência muito ruim e que, muitas vezes, nos “tira do sério”. Neste artigo, vamos explorar algumas dicas simples e eficazes para melhorar o desempenho do seu PC com Windows 10 ou 11.